Cereais

Cereais

A Yokotobi trabalha com diversificados grãos, entre eles milho, soja, trigo, feijão e sorgo.

O milho é uma gramínea pertencente à família Poaceae, e sua espécie é a Zea mays L. Todos os milhos estão incluídos nessa única espécie e pertencem à tribo Maydeae, que possui sete gêneros, dos quais dois são nativos do hemisfério ocidental (Zea e Tripsacum) e cinco da Ásia. Calcula-se que seja a América Central ou o México a sua região de origem, tendo sido desenvolvido há 8 ou 10 mil anos (Paterniani et al., 2000). O caráter monoico e a sua morfologia característica resultam da supressão, condensação e multiplicação de várias partes da anatomia básica das gramíneas. Os aspectos vegetativos e reprodutivos da planta de milho podem ser modificados através da interação com os fatores ambientais que afetam o controle da ontogenia do desenvolvimento. Contudo, o resultado geral da seleção natural e da domesticação foi produzir uma planta anual, robusta e ereta, com um a quatro metros de altura, que é esplendidamente “construída” para a produção de grãos.

A soja é uma oleaginosa que representa 49% da área plantada com grãos no Brasil, e é uma das fontes de proteína mais utilizadas em rações animais, destinada a aves, suínos e bovinos e com crescente consumo na alimentação humana. O Brasil é considerado uma das últimas fronteiras agrícolas disponíveis para ampliação da área cultivada e capaz de suprir a demanda mundial, conforme o crescimento populacional. A cultura da soja é essencial para o sistema produtivo. Possibilita a rotação de culturas e o plantio direto na palha, auxilia na fixação biológica de nitrogênio e reciclagem de nutrientes no solo.

A cultura do feijoeiro no Brasil e explorada principalmente por pequenos produtores. Nos seus cultivos são observados baixos níveis de utilização de tecnologia, dado o seu caráter de subsistência. O sistema de cultivo predominante e o de consorcio, especialmente com o milho. Nesta publicação são divulgadas as práticas agronômicas recomendadas pela pesquisa para o cultivo do feijão, com o objetivo de orientar os produtores das diversas regiões do País na condução das suas lavouras. A produção brasileira de feijão tem sido menor que a demanda, havendo necessidade, muitas vezes, de importar o produto para equilibrar o mercado interno. Desse modo, as recomendações aqui preconizadas são dirigidas principalmente aos agricultores interessados na tecnicidade da cultura para a obtenção de uma maior produção a um menor custo, com a expectativa de que o aumento da produção permita alcançar a desejável estabilidade de oferta do produto

Sorgo é uma cultura 100% mecanizável e usa os mesmos equipamentos de plantio, cultivo e colheita utilizados para outras culturas de grãos como a soja, o arroz e o trigo. Mas a cultura pode ser conduzida manualmente também e sua adaptação a sistemas utilizados por pequenos produtores é muito boa.

A Yokotobi Comércio de Cereais é uma empresa familiar que iniciou seus trabalhos no início de 2001, com a atividade econômica voltada toda para o campo da agricultura.

Fique por dentro das nossas novidade, nos siga nas redes sociais!

DESENVOLVIDO POR DM2 CONSULTORIA & LOJA VIRTUAL & SELEGA

Utilizamos seus dados através de cookies para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades em especial ao preencher formulários. Para navegar é necessário que compreenda e aceite a POLÍTICA DE PRIVACIDADE.